Chás Andorinha | Porque Começámos Pelo Chá do Yunnan?
486
post-template-default,single,single-post,postid-486,single-format-standard,qode-listing-1.0,qode-social-login-1.0,qode-news-1.0,qode-quick-links-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,columns-4,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive
campo de chá

Porque Começámos Pelo Chá do Yunnan?

Várias pessoas nos têm perguntado, porque nos apresentámos ao público Português com chás Pu’er e Oolong da região do Yunnan, na China? Esta escolha não foi por acaso.

Há mais de 4 mil anos que a Cultura do Chá terá começado no Yunnan, numa zona montanhosa que sempre protegeu as antiquíssimas plantas do chá. Pelo contexto geográfico em que estão, poderíamos até ser levados a imaginar estas camélias convivendo com os dinossáurios, os mamutes e os tigres-dente-de-sabre e, no entanto e ao contrário destes, a sobreviver a todas as provações dos tempos, resguardadas pelas muralhas naturais dos Himalaias, chegando até hoje em óptimas condições à sua taça de chá.

Assim, olhar para o chá é como olhar para parte da História do Mundo. E esta sensação ganha força no chá do Yunnan, onde o imperador Shen Nong terá descoberto em 2737 a.C., pela primeira vez na História, que estas folhas em contacto com água aquecida produziam uma bebida deliciosa e saudável a que se chamou chá.

Querendo restaurar um pouco a cultura original do chá em Portugal, os Chás Andorinha não podiam começar por outro lado que não o Yunnan. O Yunnan é uma província Chinesa predominantemente montanhosa, que faz fronteira com o Vietname, o Laos e a Birmânia, bem como as províncias de Guangxi, Guizhou, Sichuan e com o Tibete. Foi a partir do Yunnan que a cultura do chá se terá difundido, primeiro para o resto da China, a Índia e o Japão, e depois para todo o Mundo.

É a essas origens que vos convidamos a viajar connosco, pelo requinte! Em breve iremos ter chás muito especiais de outras regiões e países, mas propomos começar por descobrir os fabulosos chás Pu’er e Oolong do Yunnan. Esperamos que goste!